Os Tripes do Brasil
Identificação, Informações, Novidades

Pseudodendrothrips fulvus

Pseudodendrothrips fulvus Hood, 1952: 146.

Referência original: Hood JD (1952) Brasilian Thysanoptera III. Proceedings of the Biological Society of Washington 65: 141–174.

 

Família 

Thripidae, Dendrothripinae

 

Informações sobre nomenclatura

http://thrips.info/wiki/Pseudodendrothrips_fulvus

 

Diagnose

Espécie não estudada no presente trabalho. Corpo majoritariamente amarelo mas com bandas transversais mais escuras na base dos tergitos abdominais II–VIII, asas anteriores acinzentadas, mais escuras na base e região anal. Cabeça com fina estriação longitudinal à frente dos ocelos. Pronoto com esculturação estriada, e linhas muito finas entre as estrias. Endofurca metatorácica em forma de lira. Tíbias das pernas posteriores com duas fortes projeções apicais. Segmento abdominal VIII com pente completo de microtríquias.

 

Macho não estudado.

 

Variação intraespecífica

Sem registro.

 

Informações do gênero e espécies similares

O gênero Pseudodendrothrips inclui 20 espécies descritas, mas a identidade de algumas das espécies em que a cor do corpo é majoritariamente amarela permanece duvidosa. Este gênero é comumente usado para as espécies com os tarsos posteriores excepcionalmente longos, mas não é satisfatoriamente distinguido dos gêneros neotropicais Leucothrips e Halmathrips. As espécies em todos esses gêneros possuem endofurca metatorácica com uma característica forma de lira, e possivelmente representam uma única linhagem. Pseudodendrothrips fulvus é diferenciada das outras espécies neotropicais do gênero pelo corpo majoriariamente amarelo contrastando com P. alboniger, mas possuindo marcas castanhas no abdômen, diferentemente de P. mori.

 

Distribuição no mundo

Registrada apenas para o Brasil.

 

Distribuição no Brasil*

Santa Catarina.

*Dados da literatura e dos autores.

 

História de vida

Vive em folhas, tendo sido coletada em Dalbergia sp.

 

Importância econômica

Sem registro.

 

Referências sugeridas

Mound LA & Tree DJ (2016) Genera of the leaf-feeding Dendrothripinae (Thysanoptera, Thripidae), with new species from Australia and Sulawesi, Indonesia. Zootaxa 4109 (5):569–582.


Publicado em: 30/12/2016
Postado por: Adriano

Galeria de fotos:

Atendimento


Brasil, Rio Grande do Sul, Rio Grande

Campus Carreiros: Av. Itália km 8

Bairro Carreiros



(51) 9812-37076


cavalleri_adriano@yahoo.com.br

Curta nossa Fan Page

Thysanoptera © Todos Direitos Reservados 2022

Facebook Instagram Linkedin

Hostche - Criação de Sites